Biografia de Charles Darwin abre Toronto 2009


CREATION, A cinebiografia de Charles Darwin do cineasta Jon Amiel irá abrir a próxima edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto em Setembro, anunciou a assessoria de imprensa.

“Esse olhar intimista de Darwin coloca uma face humana em um homem, cuja teoria permanece até hoje controversa”, disse Piers Handling, curador do festival, cuja edição desse ano soma-se às comemorações de 200 anos do nascimento do famoso naturalista.

Produzido por Jeremy Thomas, o filme é estrelado por Paul Bettany, como o cientista inglês e autor de “A Origem das Espécies” e Jennifer Connelly, como sua esposa Emma. O roteiro de John Collee é adaptado do livro “Annie’s Box”, escrita pela própria tataraneta de Darwin, Randal Keynes.

O Festival também confirmou mais três filmes para o line-up de Setembro que inclui GET LOW de Aaron Schneider em Premiere Mundial – Um drama com Robert Duvall, Bill Murray e Sissy Spacek, sobre o Tenessee dos anos 30. MAX MANUS, de Joachim Ronning e Espen Sandberg, biografia de um lutador da resistência norueguesa e o filme independente do ano, PRECIOUS, de Lee Daniels.

Entre as Premieres Mundiais e Apresentações Especiais, incluem o conto de fada de pescadores de Neil Jordan, ONDINE, estrelado por Colin Farrel; SOLITARY MAN, de Brian Koppelman e David Levien, com Michael Douglas; O drama escolar de Jordan Scott, CRACKS, com Eva Green; LEAVES OF GRASS, de Tim Blake Nelson, com Edward Norton; A saga viking de Nicolas Winding Refn, VALHALLA RISING; O romance THE VINTNER´S LUCK, de Niki Caro; O thriller político de Raoul Peck, MOLOCH TROPICAL e MAO´S LAST DANCER, de Bruce Beresford, com Kyle MacLachlan e Joan Chen.

Outras Premieres são da Warner Bros. como a comédia THE INVENTION OF LYING, co-estrelada e roteirizada por Ricky Gervais e Matthew Robinson e Miramax como THE BOYS ARE BACK, de Scott Hicks e estrelando Clive Owen.

De olho na Temporada Ouro, já pensando no Oscar 2010, estão confirmados: THE INFORMANT!, de Steven Soderbergh (Premiere Americana), BRIGHT STAR de Jane Campion (Seleção Oficial de Cannes), LONDON RIVER de Rachid Bouchareb (Seleção Oficial de Berlim), MOTHER de Bong Joon-ho (Seleção Oficial de Cannes), além de SCHEHERAZADE TELL ME A STORY de Yousry Nasrallah, HADEWIJCH de Bruno Dumont e PARTIR de Catherine Corsini, com Kristin Scott Thomas no elenco.

O Festival ocorre entre os dias 10 e 19 de Setembro, com cobertura completa do Spoiler Movies.

Article Tags:
Article Categories:
FESTIVAIS

Comments

  • Estou bem curioso em relação a “Creation”, aparenta ser um dos melhores filmes do ano – sem falar que só por ter o Paul Bettany e a Jennifer Connelly no elenco já deve valer a pena. Espero que faça sucesso no Festival.

    Vinícius P 19 de julho de 2009 21:11 Responder
  • Fiquei felicíssima de ver “Leaves of Grass” no lineup de Toronto. Espero que dê tudo certo pro longa do Edward Norton. :-)

    Kamila 19 de julho de 2009 19:22 Responder

Deixe uma resposta