Dossiê Oscar 2009: Melhor Figurino

Analogamente à Direção de Arte, os indicados nessa categoria quase sempre são filmes de época ou ficção-fantasia. Ao se analisar os indicados, a avaliação deve ser feita não pelo fato dos atores ficarem bonitos e elegantes, mas pela adequação deles aos personagens. Na prática, escolhe-se o filme mais bonito, mais cuidado, mais trabalhoso.

O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON | Jacqueline West
Resenha | Site Oficial

Benjamin Button tem uma característica incomum: Nascido com oitenta e poucos anos, ele rejuvenesce a cada dia que passa. Ainda assim, é um homem como qualquer outro, que não pode parar o tempo e precisa percorrer seu caminho, vivendo a sua história ao lado das pessoas que conhece e os lugares que freqüenta durante a sua jornada. Mas sua história é, principalmente, sobre o amor, e a dificuldade de estar ao lado de uma bela mulher, que envelhece enquanto ele fica mais jovem a cada dia.

Histórico
É a segunda indicação de Jacqueline West ao Oscar. Ela foi indicada anteriormente por CONTOS PROIBIDOS DO MARQUÊS DE SADE em 2000. Por esse trabalho, ela foi indicada ao Prêmio do Sindicato (o CDG Awards) na categoria de Figurinos de Época.

——————————


FOI APENAS UM SONHO | Albert Wolsky
Resenha | Site Oficial

Jovem casal (Leonardo DiCaprio e Kate Winslet) que vive no subúrbio de Connecticut, durante os anos de 1950, luta para lidar com seus problemas pessoais enquanto tentam criar os dois filhos de forma digna. Adaptação do romance escrito por Richard Yates.

Histórico
É a sétima indicação de Albert Wolsky ao Oscar. Ele já foi indicado por A ESCOLHA DE SÓFIA (1982), VIAGEM CLANDESTINA (1985), A REVOLTA DOS BRINQUEDOS (1992) e ACROSS THE UNIVERSE (2007) e ganhou dois Oscars por ALL THAT JAZZ (1979) e BUGSY (1991). Por esse trabalho, ela foi indicada ao Prêmio do Sindicato (o CDG Awards) na categoria de Figurinos de Época.

——————————


A DUQUESA | Michael O’Connor
Resenha | Site Oficial

Ambientado na Inglaterra aristocrática do século 18, o filme faz uma crônica da vida de Georgiana, Duquesa de Devonshire, que foi vitima de calúnia e injúria por causa de sua extravagência pública e privada. Adaptação do romance escrito por Amanda Foreman, “Georgiana, Duchess of Devonshire”.

Histórico
É a primeira indicação de Michael O’Connor ao Oscar. Por esse trabalho, ele foi indicado ao Prêmio do Sindicato (o CDG Awards) na categoria de Figurinos de Época e ganhou o BAFTA de Melhor Figurinos

——————————


MILK – A VOZ DA IGUALDADE | Danny Glicker
Resenha | Site Oficial

A vida de Harvey Milk, o primeiro político assumidamente homossexual na história dos Estados Unidos. Nos anos 70, ele foi supervisor da prefeitura de San Francisco, sendo assassinado em 1978 junto com o prefeito George Moscone.

Histórico
É a primeira indicação de Danny Glicker ao Oscar. Por esse trabalho, ele foi indicado ao Prêmio do Sindicato (o CDG Awards) na categoria de Figurinos de Época.

——————————


AUSTRÁLIA | Catherine Martin
Resenha | Site Oficial

Sarah Ashley é uma aristocrata inglesa que viaja para a Austrália durante a Segunda Guerra Mundial para defender a terra que herdou de sua família. Lá ela conhece Drover, um rude vaqueiro que concorda em lhe ajudar em sua batalha contra os invasores. Juntos, eles se envolvem em uma jornada épica e romântica, enquanto precisam enfrentar os horrores da guerra e os bombardeios japoneses que ameaçam separá-los e destruir tudo aquilo que conquistaram.

Histórico
Essa é a quarta indicação de Catherine Martin ao OSCAR. Ela foi indicada por ROMEO E JULIETA em 1996 e ganhou duas estatuetas por MOULIN ROUGE em 2001 (Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte)

——————————

O Oscar de Melhor Figurino…
A DUQUESA é o atual favorito na categoria. O filme foi todo construído sobre a concepção dos figurinos e na temporada de Ouro foi a única fita que fez campanha específica para vestuários. A DUQUESA é um dos únicos candidatos, cujo figurinos são escandalosamente alegóricos também, o tipo de arte que a Academia tende a premiar (vide ano passado com ELIZABETH: A ERA DE OURO).

No encalço de Michael O’Connor está AUSTRÁLIA, cujos figurinos de Catherine Martin foram matéria de capa da VOGUE, importante editorial de moda e O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON de Jacqueline West que se beneficia do grande número de indicações do filme. FOI APENAS UM SONHO e MILK fecham a lista como azarões.

Article Categories:
AWARDS

Comments

  • Se eu fosse um votante da Academia meu iria para os maravilhosos Figurinos “Austrália “.

    héber ribeiro 3 de fevereiro de 2013 9:24 Responder
  • Milk-A Voz da Igualdade tirou a Indicação dO Cavaleiro das Trevas, que na minha opinião tinha o melhor Figurino contemporâneo da época.

    heber ribeiro 23 de dezembro de 2012 3:20 Responder
  • Concordo que “A Duquesa” é o favorito e espero que o filme vença o Oscar da categoria.

    Kamila 15 de fevereiro de 2009 23:06 Responder
  • Também acho que “A Duquesa” é o favorito aqui, esse tipo de figurino sempre é irresistível para a Academia – e dessa vez realmente merece o prêmio.

    Vinícius P. 15 de fevereiro de 2009 19:36 Responder

Deixe uma resposta