Dossiê Oscar 2009: Melhor Atriz


Kate Winslet | O LEITOR
Resenha | Site Oficial

Kate Winslet interpreta Hanna Schmitz, uma alemã de cerca de trinta anos que esconde seu passado obscuro de um amante adolescente.

Histórico
Essa é a sexta indicação de Kate Winslet. Competiu como coadjuvante em 1995 (RAZÃO E SENSIBILIDADE) e 2001 (IRIS) e como protagonista em 1997 (TITANIC), 2004 (BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS) e 2006 (PECADOS ÍNTIMOS). Nunca ganhou. PelO LEITOR, concorre como protagonista no Oscar e no BAFTA e como coadjuvante no Globo de Ouro, no SAG Awards e no Critics Choice Awards, onde ganhou todos os Prêmios. Foi premiada também na Crítica de Chicago e Toronto. O LEITOR recebeu cinco indicações ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Fotografia.

——————————


Anne Hathaway | O CASAMENTO DE RACHEL
Resenha | Site Oficial

Como Kim, Anne Hathaway interpreta uma jovem, ex-viciada em drogas, que retorna para casa, para o casamento da irmã e para seus conflitos familiares.

Histórico
É a primeira indicação de Anne Hathaway ao Oscar. Ela ganhou o Critics Choice Awards, o National Board of Review e os Prêmios da Crítica de Austin, África do Sul, Dallas, Houston e Chicago desse ano, além de ser indicada como Melhor Atriz no Globo de Ouro. É também, a única indicação dO CASAMENTO DE RACHEL ao Oscar.

——————————


Meryl Streep | DÚVIDA
Resenha | Site Oficial

Como a Irmã Aloysius Beauvier, Meryl Streep conduz a rotina na escola católica St. Nicholas, no Bronx novaiorquino, com mão de ferro e bate de frente com um padre da diocese, acusado de pedofilia.

Histórico
É a 15º indicação de Merly Streep ao Oscar. Um recorde! Ela ganhou como coadjuvante em 1979 com KRAMER VS. KRAMER e como protagonista em A ESCOLHA DE SÓFIA em 1982. Recebeu ainda indicações por O FRANCO ATIRADOR (1978), A MULHER DO TENENTE FRANCÊS (1981), SILKWOOD (1983), ENTRE DOIS AMORES (1985), IRONWEED (1987), UM GRITO NO ESCURO (1988), LEMBRANÇAS DE HOLLYWOOD (1990), AS PONTES DE MADISON (1995), UM AMOR VERDADEIRO (1998), MÚSICA DO CORAÇÃO (1999), ADAPTAÇÃO (2002) e (Ufa!) O DIABO VESTE PRADA (2006). DÚVIDA foi indicado ao Oscar em cinco categorias: Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante em dupla indicação e Melhor Roteiro Adaptado.

——————————


Angelina Jolie | A TROCA
Resenha | Site Oficial

Angelina Jolie vive uma mulher cujo filho é sequestrado, mas logo devolvido à família. O problema é que ela suspeita que a criança não seja a dela, o que a leva a enfrentar a corrupção no departamento de polícia de Los Angeles.

Histórico
É a segunda indicação de Angelina Jolie ao Oscar. Ela concorreu (e ganhou) em 1999 como coadjuvante de GAROTA INTERROMPIDA. Pelo drama de Clint Eastwood concorreu também ao Globo de Ouro, o SAG Awards, o Critics Choice Awards e o BAFTA e foi indicada como runner up segundo a crítica de Chicago, Londres e St. Louis. A TROCA concorre a três estatuetas: Melhor Atriz, Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia.

——————————


Melissa Leo | RIO CONGELADO
Resenha | Site Oficial

No papel de uma mãe falida que decide atravessar imigrantes ilegais escondidos no porta-malas de um carro através de um RIO CONGELADO, numa reserva indigena, Melissa Leo conquista sua primeira indicação ao Oscar.

Histórico
Primeira indicação de Melissa Leo ao Oscar que também foi citada no SAG Awards, Critics Choice Awards, National Board of Review, National Society of Film Critics e pela Crítica de Los Angeles, Utah e Flórida. RIO CONGELADO recebeu duas indicações ao Oscar: Melhor Atriz e Melhor Roteiro Original.

——————————

O Oscar de Melhor Atriz…
Esse parece ser o ano de Kate Winslet. Dona de uma carreira extraordinária, de seis indicações ao Oscar e duas interpretações genuínas em 2008. Winslet se tornou a principal contender dessa categoria e tudo conspira ao seu favor. Sim, ela foi preterida por FOI APENAS UM SONHO, onde sem dúvida está melhor, mas ao unificar sua indicação na figura dO LEITOR ela massifica os votos para si, em detrimento de Merly Streep e Anne Hathaway que duelavam entre si até agora.

Kate Winslet jamais foi reconhecida em qualquer premiação. O Oscar funcionaria aqui como uma espécie de reconciliação. Um Prêmio de consolação. E é claro, seria (muito) merecido por tudo que Kate Winslet fez (fará) pelo cinema.

Merly Streep ameaça, mas não muito. Uma pena. Streep gosta de lembrar que o excessivo número de indicações pode ser um fardo. Que apesar de ser indicada 15 vezes, ela já perdeu 13 pelo velho pensamento do “já ganhou demais”. Não é bem assim… Anne Hathaway até começou a temporada de Ouro forte, mas foi perdendo o vigor e com a unificação da indicação de Kate viu suas chances minguarem de vez.

Angelina Jolie e Melissa Leo são coadjuvantes na disputa. Meros azarões cujo único mérito foi desbancar Sally Hawkins (SIMPLESMENTE FELIZ) e Kristin Scott Thomas (I´VE LOVED YOU SO LONG) da disputa. Pois é, 2008 foi um ano excelente para atrizes.

Article Tags:
· ·
Article Categories:
AWARDS

Comments

  • Faltou coerência da Academia nesta categoria. Katie Winslet é Coadjuvante “nO Leitor” e, sim, estava melhor em “Foi Apenas um Sonho”, se não fosse indicada pelo primeiro Anne Hathaway teria caminho(quase)livre para vencer o Oscar® em sua primeira indicação “pelO Casamento de Rachel”.

    héber ribeiro 4 de fevereiro de 2013 9:46 Responder
  • Um dos filmes mais belos a que já assisti. Sem dúvida, Kate Winslet mereceu o reconhecimento da Academia.

    bruno 2 de março de 2009 9:48 Responder
  • credo eu tava torcendo pra linda e maravilhosa vanessa hudgens ganhar com o filme HSM3

    pedro 22 de fevereiro de 2009 21:14 Responder
  • para mim o Oscar tem de ir para Meryl Streep, ela esta fantastica, e descordandeo de quase todos angelina Joli também surpriendeu-me fazendo um drama, perfeita.

    Diego 22 de fevereiro de 2009 16:38 Responder
  • Acho sim que a Kate deve ganhar o Oscar de melhor atriz porque ela merece há muito tempo e 2009 é o ano dela,não importa se ela foi indicada por esse filme, o que importa é que ela ganhe esse Oscar e se Deus quizer amnhã vai ser uma noite maravilhosa pra ela.Estou torcendo do fundo do meu coração.Boa sorte Kate.

    Monik 21 de fevereiro de 2009 18:14 Responder
  • Merecidamente esse Oscar será da Kate e acho que ela não vai ficar só nesse, Meryl deverá levar outro mas não por esse papel já que vários críticos acham que ela está um pouco exagerada, Kate é a alma desse filme, com sua sutileza, sensibilidade e perfeição, Vai dar Kate, não tem jeito!!!!!!!!

    Klauss 16 de fevereiro de 2009 21:44 Responder
  • a kate tem que ganhar!!!!!!!!!!

    por tudo isso que vcs falaram e mais uma: eu fiz uma aposta de que rasparia meucabelo se ele naumganhasse… ela em que ganhar!!!!

    raisa larissa 16 de fevereiro de 2009 16:20 Responder
  • nao pode dar um premio a uma atriz por que foi indicada 6 vezas e nao ganhou ou pelo que fez antes, uo dar o premio para uotra por que foi indicada 13 e so ganhou 2, tem que dar para a melhor e ponto . oscar para legder nao pela morte ( homenagem ) mas por merecer mesmo e merece pois foi uma das grandes atuaçoes do ano como foi de kate em apenas em sonho e nao foi indicada. ( so da mancada esse oscar) vou assistir os dois filmes mais acho que vai para kate por que esse oscar gosta de fazer loby.

    flavio 9 de fevereiro de 2009 19:21 Responder
  • Apesar de concordar que Kate Winslet tem grandes chances de ganhar o oscar eu acredito que o grande nome desse ano é a Meryl Streep. Ainda que Kate possa unificar os votos de um outro filme nessa indicação, o fato de que em o leitor ela está mais para coadjuvante. Já Meryl vem embalada por uma performance irretocável e o fato de ter ganho o premio do sindicato dos atores é um ponto forte e além do mais a academia gosta de reparar injustiças e Streep já foi preterida em várias ocasiões onde inegavelmente não haviam concorrentes à sua altura. Algo me diz que esse ano o oscar vai para Meryl Streep.

    Fabio 9 de fevereiro de 2009 10:55 Responder
  • Esse ano existe realmente UMA DISPUTA nessa categoria.
    Eu não acho que será tão fácil para Kate vencer esse Oscar.
    No sindicato dos atores ela ganhou como atriz coadjuvante… Porém Meryl Streep ganhou como melhor atriz; E também acho que a interpretação da Meryl está muito bem alicerçada no bom elenco que Doubt possui. Bom.. realmente é uma categoria que não se pode fazer afirmações… Mas eu fico com Meryl Streep.

    Emanuel 8 de fevereiro de 2009 17:07 Responder
  • Eu acho que Anne Hathaway, perdeu suas chances, mais ainda me resta
    esperanças, achei anne brilhante, melhor que kate em o Leitor, pensei que o Oscar premiava a atriz pelo filme não pela carreira ou por reconhecimento, acho que anne tem que ganhar o Oscar de Melhor Atriz.
    Kate já mereceu ganhar, mais não por O Leitor.

    Um Abraço.

    Gabriel Oliveira 7 de fevereiro de 2009 11:58 Responder
  • Para mim, esta é a categoria mais disputada do Oscar 2009, ao lado de Melhor Atriz Coadjuvante. A briga, definitivamente, está entre Kate Winslet e Meryl Streep. E, sinceramente, vou discordar do Vinícius, mas não acho que o fato de ela ser coadjuvante em “O Leitor” pode prejudicá-la. Ela estava se promovendo nesta categoria e, mesmo assim, a Academia a indicou na principal. Ela é a favorita e deve conquistar seu primeiro Oscar, apesar de que eu gostaria de ver a Streep ganhando. Acho que já passou mais da hora de ela vencer seu terceiro Oscar do que passou o momento de ver a Winslet vencer, finalmente.

    Bom final de semana!

    Kamila 6 de fevereiro de 2009 19:18 Responder
  • Acho que a Winslet leva esse Oscar, mas acho que o fato dela ser coadjuvante no filme (ao menos tem menor tempo de cena que as demais) pode prejudicá-la, abrindo espaço para uma terceira vitória de Streep. Leo e Jolie nem mereciam a indicação, sou muito mais a Sally Hawkins.

    Vinícius P. 6 de fevereiro de 2009 17:27 Responder

Deixe uma resposta