Dossiê Oscar 2009: Melhor Curta-Metragem de Animação



CASA DE PEQUENOS CUBOS
Kunio Kato | Japão
TÉCNICA: Computador 2D / Desenho em Lápis
Trailer | Site Oficial

Eleito o Melhor Curta de Animação do Festival de Annecy 2008 e Melhor Roteiro no AnimaMundi 2008, CASA DE PEQUENOS CUBOS é a estória de um solitário idoso que para fugir de uma inundação, vai adicionando andares sobre sua antiga casa que está submersa. Também submerso, está suas memórias e os momentos felizes que passou ao lado da família. Com uma roupa de mergulho, ele revisita o passado, empreendendo uma viagem sentimental e penosa ao seu passado.

——————————



LAVATORY – LOVESTORY
Konstantin Bronzit | Rússia
TÉCNICA: Computador 2D
Filme Completo | Site Oficial

Uma triste e solitária faxineira procura desesperadamente seu admirador secreto e descobre que o amor pode estar em qualquer lugar, inclusive no trabalho. Essa animação russa levou o Prêmio de Melhor Curta nos Festivais de Aspen, St. Louis, Hiroshima e Taipei

——————————



POLVOS
Julien Bocabeille, François-Xavier Chanioux, Olivier Delabarre, Thierry Marchand, Quentin Marmier & Emud Mokhberi | França
TÉCNICA: CGI 2D / CGI 3D / Flash
Filme Completo | Site Oficial

Criado por estudantes da Gobelins, a escola francesa de comunicação visual, POLVOS é uma fantástica animação que conta a história de dois polvos que lutam para ficar unidos. Como todo bom design francês, o curta possui um ótimo visual – clean e minimalista. Levou dezenas de Prêmios, inclusive o de Melhor Curta no AnimaMundi 2008.

——————————



PRESTO
Doug Sweetland | EUA
TÉCNICA: CGI 3D
Filme Completo | Site Oficial

Dignidade. Raciocínio. Mistério… Nada menos é esperado do grande – e único no século – Presto. Mas quando ele esquece de alimentar seu coelho de cartola, o mágico cai sob uma ardilosa vingaça do coelho que decide atrapalhar seu show, enquanto está de barriga vazia. PRESTO é uma grande homenagem ao gênero “Gato e Rato” que consagrou TOM & JERRY.

——————————



THIS WAY UP
Smith & Foulkes | Inglaterra
TÉCNICA: CGI 3D
Trailer | Site Oficial

No melhor estilo Tim Burton, o assustador THIS WAY UP é uma animação de humor negro centrada nos personagens de dois coveiros – A.T Shank e o filho – que se deparam com bizarros problemas quando têm de cuidar do caixão de uma velha senhora. Juntos, pai e filho, enfrentam armadilhas emocionais e literais e terão uma longa jornada a fim de que aquele corpo descanse em paz.

——————————

O Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação…
Avaliar a categoria de Melhor Curta de Animação é sempre uma tarefa díficil. O gênero de animação (Ao lados dos documentários) é o estilo cinematográfico que mais inovou nos últimos tempos e a prova irrefutável desse avanço é a qualidade das fitas indicadas acima.

Não há favoritos esse ano, mas em tese CASA DE PEQUENOS CUBOS é o filme mais interessante da lista, conciliando técnica e roteiro. Esse delicado curta japônes conquistou o Festival de Annecy, um dos mais importantes no gênero. Mesmo feito de PEDRO E O LOBO, ano passado, quando conquistou, ambos, o Oscar e o Elefante de Ouro de Annecy

PRESTO é a fita mais comercial da lista e, portanto, um provável runner-up. O curta que antecede as exibições de WALL-E no cinema e DVD têm um certo charme retrô, mas desde a banalização do CGI, nenhum curta da Pixar Animations, tão pouco qualquer outro curta com mesma técnica levou o Oscar. Nesse sentido, POLVOS e THIS WAY UP, embora simpáticos, são azarões.

Por fim, LAVATORY-LOVESTORY é um (e)terno conto de amor. Extremamente simples. Ligeiramente melancólico que vê no seu final, uma mensagem redentora. É um filme cativante, embora técnicamente seja o mais fraco dos indicados. Não importa, têm estória suficiente para roubar os votos de PRESTO e CASA DE PEQUENOS CUBOS e, talvez, conquistar mais um Oscar para a Rússia

Article Categories:
AWARDS

Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.