Considerações sobre o melhor filme de 2008


CANÇÕES DE AMOR
Christophe Honoré
Gemini Films

“As origens de CANÇÕES DE AMOR remetem a um material musical pré-existente: as canções escritas por Alex Beaupain. Os personagens começam a cantar assim que se apaixonam, porque são incapazes de expressar paixão de outra forma. Os cenários, como os apartamentos dos pais, retornam como um coro, com um tom diferente de acordo com o que foi cantado previamente. E assim como numa música, em que certos instrumentos retornam ou desaparecem enquanto outros são adicionados, os personagens secundários dão um ímpeto refrescante à história enquanto outros são eliminados dela. Ismaël perambula sem direção, mas a despeito de tudo continua caminhando. Erwann apressa um pouco seu passo. Já Jeanne é condenada à imobilidade: ela lembra um ponto fixo, pois a tragédia a congela. E Alice anda ao lado de Ismaël, mas ela resolve se afastar do seu caminho para seguir outra história, agora com um rapaz bretão que acaba de conhecer.”

Os Melhores Diretores…
SANGUE NEGRO | Paul Thomas Anderson
ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ MORTO | Sidney Lumet
ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ | Ethan Coen e Joel Coen
CANÇÕES DE AMOR | Christophe Honoré
DESEJO E REPARAÇÃO | Joe Wright

Os Melhores Atores…
SANGUE NEGRO | Daniel Day-Lewis
CANÇÕES DE AMOR | Louis Garrel
SWEENEY TODD | Johnny Depp
O ESCAFANDRO E A BORBOLETA | Mathieu Amalric
LONGE DELA | Gordon Pinsent


SANGUE NEGRO
Paul Thomas Anderson
Paramount Vantage Pictures

“SANGUE NEGRO (THERE WILL BE BLOOD) de P.T.Anderson pinta um retrato da ganância no inicio do século americano. Construído sobre uma avassaladora performance de Daniel Day-Lewis, como um ávido investidor em petróleo que compra terras de camponeses pobres, o filme é uma epopéia em miniatura.”

As Melhores Atrizes…
LONGE DELA | Julie Christie
ELIZABETH: A ERA DE OURO | Cate Blanchett
SWEENEY TODD | Helena Bonham Carter
LEONERA | Martina Gusman
4 MESES, 3 SEMANAS E 2 DIAS | AnaMaria Marinca

Os Melhores Elencos…
CANÇÕES DE AMOR
QUEIME DEPOIS DE LER
ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ MORTO
ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ
NÃO ESTOU LÁ


ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ MORTO
Sidney Lumet
ThinkFilm

“Dois irmãos desejam assaltar a joalheria dos pais. Eles precisam de dinheiro extra e planejam o crime perfeito, sem armas, sem violência, sem vítimas. Hank é um perdedor, um encostado, enquanto o convencido Andy é um drogado cuja carreira numa grande corporação está prestes a ruir. A mulher de Andy tem um caso com Hank. Tudo corre aparentemente bem, até um cúmplice do esquema ignorar as regras e ultrapassar os limites, desencadeando uma série de eventos que não deixará ninguém impune. O filme sobrepõe tempos narrativos, revelando informações a partir de diferentes pontos de vista. O veterano cineasta Sidney Lumet busca uma possibilidade no desespero humano e no desconforto familiar. Resgatando o espírito do cinema dos anos 70, Lumet questiona mais uma vez a auto-imagem da América.”

As Melhores Atrizes Coadjuvantes…
VICKY CRISTINA BARCELONA | Penelope Cruz
NÃO ESTOU LÁ | Cate Blanchett
CHEGA DE SAUDADE | Cássia Kiss
ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ MORTO | Marisa Tomei
QUEIME DEPOIS DE LER | Frances McDormand

Os Melhores Atores Coadjuvantes…
O CAVALEIRO DAS TREVAS | Heath Ledger
ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ | Javier Bardem
ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ MORTO | Albert Finney
SANGUE NEGRO | Paul Dano
QUEIME DEPOIS DE LER | Brad Pitt


WALL-E
Andrew Stanton
Walt Disney/Pixar

“De todas as produções da Pixar até aqui, WALL-E é a primeira a ter uma “mensagem” explícita, e bem chegada ao conteúdo educativo. Como tal, ela não tem nada de particularmente brilhante ou revolucionária – em resumo, o filme quer ensinar às crianças que atulhar o planeta de lixo não é uma boa idéia. Traduzido em imagens, porém, esse ensinamento da cartilha ambiental ganha outra força: aquela silhueta imponente de uma megalópole que se vê a distância, e depois cada vez mais perto, não é feita de edifícios, e sim de torres de lixo – um colossal ferro-velho, pacientemente compactado por Wall-E no decorrer de sete séculos de solidão, e que não adianta descrever. Ele foi feito para ver.”

Os Melhores Roteiros Originais…
ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ MORTO
JUNO
WALL-E
NÃO ESTOU LÁ
NA MIRA DO CHEFE

Os Melhores Roteiros Adaptados…
SANGUE NEGRO
ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ
DESEJO E REPARAÇÃO
PERSEPÓLIS
LONGE DELA


ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ
Ethan Coen e Joel Coen
Paramount Classics

“Ambientado em 1980, o filme é construído em torno de um traficante de drogas, encontrado no deserto por um caçador escuso e pouco esperto. Como todos foram mortos, Moss pega sua recompensa: uma maleta cheia de dólares. Mas ele tem total certeza de que alguém irá procurá-lo para recuperar o dinheiro. Esse alguém chega rápido: uma besta inexorável que não demonstra nenhuma emoção, medo e remorso. Anton Chigurh é uma escavadora que simplesmente elimina tudo e todos que estão no seu caminho. A lei, incorporada na pessoa do xerife local, Ed Tom Bell, é apenas um dos obstáculos no destino de Chigurh. Seu maior problema é Moss, que rapidamente vem a entender que ficar a um passo de seu perseguidor significa concentrar todas as suas reservas de astúcia e imaginação. O que emerge é um jogo de gato e rato que vai até um duelo de morte entre um puma e um urso cinza – cada um na tentativa de evitar sua dor.”

Os Melhores Filmes Brasileiros…
CHEGA DE SAUDADE
ESTÔMAGO
FELIZ NATAL
CLEÓPATRA
FALSA LOURA

Os Melhores Filmes de Estréia…
PERSEPÓLIS
LONGE DELA
NA MIRA DO CHEFE
A BANDA
O BANHEIRO DO PAPA


O CAVALEIRO DAS TREVAS
Chris Nolan
Warner Bros.

“O CAVALEIRO DAS TREVAS subverte todas as noções de certo e errado, mocinho e bandido. É o ponto cinzento onde consciência e individualidade se colide. É um filme que vai além de Ledger e Bale, do roteiro afiado e direção memorável de Nolan. É um filme visionário que perdurará por muito tempo. Desilusão e desolação em saquinho de pipoca, para ver, curtir e pensar.”

As Melhores Fotografias…
ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA
SANGUE NEGRO
ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ
O ESCAFANDRO E A BORBOLETA
DESEJO E REPARAÇÃO

As Melhores Edições…
NÃO ESTOU LÁ
ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ MORTO
ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ
FELIZ NATAL
CANÇÕES DE AMOR


DESEJO E REPARAÇÃO
Joe Wright
UIP/Focus Features

“Na Inglaterra de 1935, alheios ao futuro horror da Segunda Guerra Mundial, os Tallis levam uma vida privilegiada em sua propriedade rural e aguardam o retorno do filho mais velho. A combinação do intenso calor e de emoções há muito sufocadas cria um cenário sedutor e perigoso. Briony, a independente e petulante caçula de 13 anos cujo hobby é escrever, dá vôos a sua imaginação fértil criando peças teatrais e interferindo na vida alheia. Cecilia, a mais velha, tem com Robbie, o filho da governanta e protegido da casa, uma relação entre a amizade de infância e os primeiros flertes. Quando a paixão finalmente floresce, eles são flagrados por Briony, que também mantém seu encanto pelo rapaz. Vingativa, a menina acusa Robbie de um estupro ocorrido naquela mesma noite na propriedade dos Tallis. A acusação não só destrói o recém-descoberto amor de Robbie e Cecilia como altera dramaticamente o curso da vida de todos. A veterana atriz Vanessa Redgrave interpreta Briony quando velha. Baseado no romance “Reparação”, do escritor britânico Ian McEwan”

As Melhores Direções de Arte (*)…
SWEENEY TODD
ELIZABETH: A ERA DE OURO
SANGUE NEGRO
A DUQUESA
DESEJO E REPARAÇÃO

Os Melhores Figurinos (**)…
A DUQUESA
ELIZABETH: A ERA DE OURO
DESEJO E REPARAÇÃO
A OUTRA
SWEENEY TODD


PERSÉPOLIS
Marjane Satrapi
Sony Pictures

“Teerã 1978: Marjane, de oito anos, sonha em ser uma profetisa do futuro, para assim salvar o mundo. Querida pelos pais cultos e modernos e adorada pela avó, ela acompanha avidamente os acontecimentos que conduziram à queda do xá e de seu regime brutal. A entrada da nova República Islâmica inaugura a era dos “Guardiões da Revolução”, que controlam como as pessoas devem agir e se vestir. Marjane, que agora deve usar véu, sonha em se transformar numa revolucionária. Pouco depois, a cidade é bombardeada durante a guerra contra o Iraque. Com as restrições impostas pelo conflito e o desaparecimento rotineiro de membros da família e entes queridos, a repressão torna-se cada dia mais severa. Como o ambiente fica a cada dia mais perigoso, a rebeldia de Marjane sugere um grave problema. Seus pais decidem mandá-la para a Áustria, para sua própria proteção. Em Viena, Marjane vive outras revoluções aos 14 anos: adolescência, liberdade e o peso do amor mas, além de toda a também excitação, vem também a sensação de exílio e solidão e o gosto amargo de estar à margem da sociedade. No elenco de dubladores, a atriz Chiara Mastroianni dá voz à Marjane criança e adolescente, enquanto que sua mãe na vida real, a veterana Catherine Deneuve, vocaliza a mãe de Marjane, Tadji.”

As Melhores Trilhas Musicais…
DESEJO E REPARAÇÃO
SANGUE NEGRO
NA NATUREZA SELVAGEM
CANÇÕES DE AMOR
APENAS UMA VEZ

As Melhores Cenas…
DESEJO E REPARAÇÃO | A Praia de Durkink
ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ MORTO | Perdoe-me pai…
CHEGA DE SAUDADE | Mulher com botõezinhos
SANGUE NEGRO | O Batismo de Plainview
VICKY CRISTINA BARCELONA | Em inglês, Maria Elena!


LEONERA
Pablo Trapero

“Julia amanhece em seu apartamento rodeada pelos corpos ensangüentados de Ramiro e Nahuel. Ramiro ainda está vivo; Nahuel está morto. Ambos, de forma confusa e simultânea foram seus amantes. Julia está grávida de um deles. Ela é enviada para uma unidade penitenciária onde estão mães e grávidas sentenciadas. Duas personagens entram em sua vida. Uma é Marta, companheira de carceragem que já criou dois filhos dentro da prisão e que se transforma em guia e conselheira; a outra é Sofía, sua própria mãe, uma personagem ambígua com a qual Julia se reencontra depois de muitos anos. O processo judicial que investiga a morte de Nahuel identifica dois possíveis culpados: Julia e Ramiro, ambos presos em diferentes penitenciárias. O filho de Julia nasce e recebe o nome de Tomás. Julia decide visitar Ramiro na unidade masculina onde ele está preso. No tribunal, o depoimento de Ramiro será crucial para determinar a sentença de Julia.”

As Melhores Canções…
CANÇÕES DE AMOR | “As-Tu Déjà Aimé?”
APENAS UMA VEZ | “Falling Slowly”
CANÇÕES DE AMOR | “Au Parc”
CANÇÕES DE AMOR | “Je N’Aime Que Toi”
WALL-E | “Down to Earth”

Os Melhores Sons…
WALL-E
O CAVALEIRO DAS TREVAS
HOMEM DE FERRO
SANGUE NEGRO
NÃO ESTOU LÁ

10º


QUEIME DEPOIS DE LER
Ethan Coen e Joel Coen
Paramount Classics

“Ao chegar para uma reunião ultra-secreta na CIA, em Arlington, Virgínia, o analista Osborne Cox recebe uma má notícia: foi demitido. De volta à sua casa em Georgetown, ele resolve se dedicar a um livro de memórias e à bebida, não necessariamente nesta ordem. Sua esposa, Katie, fica consternada, mas não muito – afinal, ela tem um caso com Harry Pfarrer, um investigador federal casado, e planeja deixar Cox. No subúrbio de Washington, D.C., Linda Litzke, funcionária de uma academia, mal consegue trabalhar pensando em fazer uma cirurgia plástica e nem percebe que Ted Treffon, gerente do lugar, está louco por ela. Quando um CD contendo informações para o livro de Cox acidentalmente cai nas mãos de Linda e seu colega Chad Feldheimer, a dupla decide tirar proveito. Mas as coisas ficam fora de controle e levam a uma série de encontros sombriamente engraçados. ”

As Melhores Maquiagens (**)…
HELLBOY II: O EXERCITO DOURADO
O CAVALEIRO DAS TREVAS
SWEENEY TODD
AS CRÔNICAS DE NÁRNIA: O PRINCIPE CASPIAN
NÃO ESTOU LÁ

Os Melhores Efeitos Visuais…
HOMEM DE FERRO
INDIANA JONES E O REINO DA CAVEIRA DE CRISTAL
AS CRÔNICAS DE NÁRNIA: O PRINCIPE CASPIAN
O PROCURADO
WALL-E

E os Piores Filmes…
VIOLÊNCIA GRATUITA
ALIEN VS. PREDADOR 2
10.000AC
A ÚLTIMA AMANTE
JUMPER

Menções Honrosas
SWEENEY TODD | Tim Burton
TERRA VERMELHA | Marco Bechis
A ERA DA INOCÊNCIA | Denys Arcand
NÃO ESTOU LÁ | Todd Haynes
4 MESES, 3 SEMANAS E 2 DIAS | Cristian Mungiu
NA NATUREZA SELVAGEM | Sean Penn
APENAS UMA VEZ | John Carney
LINHA DE PASSE | Walter Salles & Daniela Thomas
LONGE DELA | Sarah Polley
ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA | Fernando Meirelles

(*)Conforme resolução da LBC em 2006, a categoria de direção de arte passou a englobar figurinos e maquiagem. Em respeito aos leitores do Spoiler, as categorias foram publicadas em separado observando suas respectivas particularidades. Para efeito de registro, Spoiler considera para direção de arte no Alfred 2008: SWEENEY TODD, ELIZABETH: A ERA DE OURO, DESEJO E REPARAÇÃO, SANGUE NEGRO e A DUQUESA;
(**)Categorias inelégiveis ao Alfred 2007

Article Categories:
RANKINGS

Comments

  • Pingback: Links do Vinícius vol. 9 «

  • Bem, nem precisa dizer que sua lista de melhores do ano está excelente! Adoro “As Canções de Amor”, mais até que o anterior do Honoré, mas acho que não ficará no meu top 10 (mas nos 20 melhores entra, com certeza). Da sua seleção, também estão no meu top 10 cinco longas: “Sangue Negro”, “WALL-E”, “O Cavaleiro das Trevas”, “Desejo e Reparação” e “Queime Depois de Ler”. Os demais ficam entre os 20 melhores, à exceção de “Onde os Fracos Não Têm Vez” – realmente não é um dos meus favoritos dos Coen. “Leonera” é o único que ainda não conferi.

    Também adorei sua seleção para pior filme, é bem isso mesmo – e “Violência Gratuita”, “Aliens vs. Predador 2″ e “10.000 a.C.” estão na minha lista também.

    Vinícius P. 28 de dezembro de 2008 15:02 Responder
  • Excelente lista de melhores do ano. Ainda não conferi “Canções de Amor”, mas só leio maravilhas sobre o filme.

    Kamila 28 de dezembro de 2008 14:01 Responder

Deixe uma resposta