Porque tão Sério?

Paul Leni é natural de Berlim, começou como pintor avant-garde aos 15 anos e trabalhou como cenógrafo de teatro para diretores como Max Reinhardt. Por volta de 1914, tornou-se diretor de arte, tendo sido uma figura importante no expressionismo alemão, com duas grandes contribuições, ESCADA DE SERVIÇO e O GABINETE DAS FIGURAS DE CERA, ambos notáveis pela ambientação aterrorizante e pelas técnicas inovadoras. Morreu em 1929, por envenenamento e é dele, o clássico O HOMEM QUE RI, tema do 6º Prêmio Spoiler de Cinema e Blog 2009

Considerado como uma das maiores prévias do OSCAR e um dos maiores prêmios entre os blogs, a premiação conta novamente em sua 6ª edição, com a direção de arte de Jeffrey Halcro da Endeavour Marketing.

“O expressionismo alemão é a cultura de uma crise, apoteose do indistinto e do vago e porque não do caos, no qual Heath Ledger personificou tão bem esse ano?”, afirmou Mauricio Silva Fº, redator chefe da rede Spoiler. “O Expressionismo é uma idéia de movimento, e antes de tudo, uma negação ao mundo corporativo. O banner reflete posições contrárias ao racionalismo moderno e ao trabalho mecânico e é um complemento inteligente ao sarcasmo “joke” do Coringa”, completou.

Segundo Barry Avrich, Presidente da Endeavour Marketing, “o expressionismo é a arte de ultrapassar os limites da realidade, tornando-se expressão pura da subjetividade, ora os Blogs não seriam a personificação de pequenas subjetividades? Não seriam os blogs um pouco expressionistas?”

De fato, segundo o wikipédia, os expressionistas estavam mais interessados na interiorização da criação artística do que em sua exteriorização e, em uma acepção mais ampla, a palavra se refere a qualquer manifestação subjetiva da criação humana. Então, os Blogs são, sim, expressionistas.

Novamente, O Spoiler 2009 vai repetir a premiação especial para os blogs estrangeiros numa parceria inédita com o International Weblog Awards 2008. 21 Blogs estrangeiros de 4 continentes diferentes totalizando 13 paises, escritos nas mais diversos alfabetos do mundo serão analisados por um comitê especial para a categoria.

E 18 categorias estão confirmadas na cerimônia de premiação para os blogs. Entre elas: Melhor Blog, Editor/Redator, Post, Pauta Original, Pauta Adaptada, Produção Técnica, Direção de Arte & Templates, Edição de Imagem e Som, Edição de Links e Programação, Ação Social, Jornalismo, Conceito Criativo, Conceito Artístico, Conceito Filosófico, Conceito Cinematográfico, Interação em Comentários e Blog Estrangeiro, além do Prêmio Honorário por Benemerância que será concedido à Caio Novaes, do “Brogui” pelo conjunto da obra.

Os blogs, a exemplo da edição para cinema, também serão avaliados pelos quesitos técnicos (enquete qualitativa) e popular (enquete quantitativa) e serão avaliadas simultaneamente, com supervisão da auditoria Pricewaterhouse Coopers.

O anúncio dos 5 indicados em cada categoria ocorrerá no dia 14 de Dezembro de 2008 (Blog) e 25 de Janeiro de 2009 (Cinema). Os votos que não foram entregues dentro do prazo serão descartados.

Na premiação de cinema, foram mantidos as atuais 25 categorias: Melhor Filme, Diretor, Atriz, Ator, Atriz Coadjuvante, Ator Coadjuvante, Filme em Lingua Não-Inglesa, Roteiro Original, Roteiro Adaptado, Filme de Animação, Elenco, Documentário em Longa-Metragem, Fotografia, Direção de Arte e Cenários, Edição, Efeitos Especiais, Figurino, Maquiagem, Trilha Musical, Canção, Som, Edição de Som, Curta-Metragem, Documentário em Curta-Metragem & Animação em Curta-Metragem. A votação do quesito técnico para cinema é restrita aos profissionais do cinema.

A Rede Spoiler de Blogs permite que cerca de 6.000 associados, entre visitantes, diretores, atores, roteiristas e técnicos, decidam quem foram os melhores do meio cinematográfico e bloguístico no ano anterior. As cédulas do quesito popular serão disponibilizadas em todos os blogs participantes.

Os documentos válidos são tabulados e o resultado de cada categoria é selado nos famosos envelopes. Somente os sócios da PricewaterhouseCoopers: Greg Garrison, Brad Oltmanns e Rick Rosas saberão quem são os vencedores antes do anúncio que será postado nos dias 18 de Janeiro de 2009 (para os blogs) e 22 de Fevereiro de 2009 (para cinema), às 12 horas, em São Paulo.

Article Tags:
Article Categories:
AWARDS

Comments

  • Já estava aguardando pelo Spoiler e ficarei feliz em participar da seleção de indicados! E o tema desse ano foi muito original, realmente tudo a ver com o cinema e blogs também.

    Vinícius P. 24 de novembro de 2008 13:56 Responder

Deixe uma resposta