Mundo Oscar 2009 | Maratona Estrangeira

Com uma impressionante seleção de 67 “estrangeiros” para ver, o comitê voluntário do Oscar está desde o dia 17 de Outubro avaliando os concorrentes ao disputadíssimo Oscar de Filme Estrangeiro. A maratona começou com o holandês DUNYA AND DESIE e termina dia 10 de Janeiro com AHA! de Blangadesh.

Sob novas regras, o comitê – que consiste daqueles “velhos” conhecidos que dispõem de mais tempo – deve escolher entre seis e nove pré-finalistas. Um comitê executivo, liderados por Mark Johnson e que inclui ainda o cineasta oscarizado Curtis Hanson, escolherá mais três fitas. Então, um novo comitê assiste aos filmes escolhidos e delibera os derradeiros indicados ao Oscar 2009 de Melhor Filme Estrangeiro, a serem anunciados dia 22/01.

Johnson afirma que as novas regras foram necessárias para manter a integridade e qualidade da seleção e assegurar que não haja mais omissões embaraçosas. Ano passado, o vencedor da Palma de Ouro em Cannes, o romeno 4 MESES, 3 SEMANAS E 2 DIAS ficou de fora da seleção final. Johnson ainda cita CIDADE DE DEUS em 2002 como outro exemplo. A película de Fernando Meirelles foi indicada em 2003 em 4 categorias, incluindo Melhor Diretor, o que foi mais embaraçoso ainda para a Academia.

Mas ainda há erros… O fato de cada país só poder indicar um filme compromete a qualidade da disputa. Nesses “mata-mata” nacionais, já foram eliminados esse ano, os excelentes IL DIVO (Itália), UM CONTO DE NATAL (França) e I’VE LOVED YOU SO LONG (França).

Apesar desse genocídio cinematográfico, muitos dos melhores filmes do ano estão em disputa, como os destaques de Cannes, THE CLASS (França), GOMORRA (Itália), VALSA PARA BASHIR (Israel), TRÊS MACACOS (Turquia), MINHA MÁGICA (Cingapura) e LEONERA (Argentina). Outros destaques incluem o alemão THE BAADER MEINHOF COMPLEX (já exibido…) e o indiano TAARE ZAMEEN PAR, o filme mais longo da competição com 2h43, embora nada supere o indiano LAGAAN, submetido ano passado com 3h44! O mais curtinho é BLIND LOVES da Eslováquia com 1h17.

Outros destaques são o austríaco REVANCHE, aclamado em Telluride e os favoritos de Sundance, CAPTAIN ABU RAED (Jordânia) e EVERLASTING MOMENTS (Suécia) e outro favorito de Cannes, dessa vez na seleção “Um Certo Olhar”, o norueguês O´HORTEN.

É interessante notar que a batalha entre Rússia e Geórgia continua também nas telonas… O russo MERMAID foi exibido dia 20/10 enquanto o representante da Geórgia, MEDIATOR têm Cabine agendada para Dia 08/01 às 21h37.

Para os marketeiros, quando mais cedo uma Cabine é agendada, melhor… Geralmente o excesso de filmes legendados (eletronicamente numa sub-tela) acaba cansando. Vendo por esse ponto de vista, o italiano GOMORRA, exibido dia 25/10 tem vantagem sobre THE CLASS, marcado para dia 15/12.

Muitos dos filmes, no entanto, não gozam da visibilidade de uma Seleção Oficial em Cannes ou Veneza. Então é preciso um intenso trabalho de bastidores nesses meses para acumular a maior visibilidade possível aos concorrentes. É essa politicagem que excluiu LINHA DE PASSE em favor de ÚLTIMA PARADA: 174, pelo Brasil. A escolha aqui foi baseada mais na influencia da família Barreto em Hollywood do que pela qualidade, infelizmente.

Vale ainda uma curiosidade: Para manter o processo mais puro e imune possível, a Academia permite que cada membro traga um convidado para assistir os filmes, no entanto eles não são permitidos se forem jornalista, o que é uma piada, já que de qualquer forma o comitê não é influenciado pela imprensa mesmo, vide o caso do filme romeno, ano passado.

Confira a lista completa dos filmes estrangeiros elegíveis ao Oscar 2009, aqui!

Article Categories:
AWARDS

Comments

  • Só corrigindo uma pequena falha no texto:
    “… o indiano LAGAAN, submetido ano passado com 3h44!”
    Lagaan, na verdade, foi indicado ao Melhor Filme Estrangeiro no ano de 2002.

    marcio_LG 10 de novembro de 2008 10:29 Responder
  • Neste ano, temos vários excelentes filmes concorrendo à indicação em Melhor Filme Estrangeiro. Com a mudança nas regras da categoria, é só esperar que os cinco indicados sejam mesmo bons filmes e não tenhamos surpresas negativas no meio do caminho…

    Kamila 9 de novembro de 2008 15:25 Responder
  • A seleção desse de pré-finalistas está ótima nesse ano, só espero que os votantes façam as escolhas certas no momento de decidir os cinco indicados. “Gomorra”, “The Class”, “Três Macacos”, “O’Horten” e “Leonera” são minhas apostas atuais para a categoria.

    Vinícius P. 9 de novembro de 2008 12:56 Responder

Deixe uma resposta