Itália e Israel definem seus representantes ao Oscar 2009

Cinco países anunciaram essa semana os filmes escolhidos para disputar uma vaga entre os cinco indicados ao prêmio de melhor filme estrangeiro na próxima cerimônia do Oscar. A Itália escolheu o vencedor do Grande Prêmio do Júri no último Festival de Cannes, o drama de mafiosos GOMORRA.

A fita dirigida por Matteo Garrone e baseado no livro de Roberto Saviano desbancou outros quatro candidatos: IL DIVO, de Paolo Sorrentino; GIORNI E NUVOLE, de Silvio Soldini; TUTTA LA VITA DAVANTI, de Paolo Virzi; e COVER BOY, de Carmine Amoroso.

Israel optou pela animação documental VALSA PARA BASHIR, também exibido em Cannes. O longa de Ari Folman, também disputa o Oscar de Melhor Longa de Animação. A trama relata as entrevistas de Folman com combatentes da Guerra do Líbano e venceu o Ophir Awards, em Tel Aviv, e também foi exibido em festivais internacionais, como o de Toronto (Canadá) e Nova York (EUA).

Já a Índia será representada por dois filmes na disputa por uma vaga entre os cinco selecionados para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. O produtor Ravi Rai resolveu indicar seu longa TINGYA (dirigido por Mangesh Hadawale), independentemente da escolha do FFI (Film Federation of India) – órgão responsável pela seleção oficial do filme que irá representar o país.

Suparn Sen, secretário do FFI, afirma que o órgão não tem nenhuma objeção ao filme ser indicado ao Oscar, mas ressaltou que as regras da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood advertem o país que tem mais de um indicado para a disputa de Filme Estrangeiro. Oficialmente, o filme TAARE ZAMEEN PAR, de Aamir Khan (LAGAAN – A CORAGEM DE UM POVO), representará a Índia.

O escolhido de Hong Kong foi PAINTED SKIN, um filme de ação estrelado por Donnie Yen, enquanto o drama THE KARAMAZOVS, uma co-produção com a Polônia, vai representar a República Tcheca.

Outros países também já escolheram suas apostas para o Oscar 2009. ENTRE LES MURS, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano, representará a França. O longa é dirigido por Laurent Cantet (EM DIREÇÃO AO SUL). A Alemanha será representada pelo drama DER BAADER MEINHOF KOMPLES, de Uli Edel. A Hungria indicou ISKA´S JOURNEY, de Csaba Bollok.

MINHA MÁGICA, de Eric Khoo, representará Cingapura, enquanto a Jordânia (que tenta uma vaga pela primeira vez) indicou CAPTAIN ABU RAED, de Amin Matalqa, para a disputa. As Filipinas escolheram um filme de baixo orçamento e de um diretor estreante, Dante Nico Garcia: o drama PLONING. WHITE NIGHT WEDDING, de Baltasar Kormakur (A FRAUDE), vai representar a Islândia.

ÚLTIMA PARADA 174, do diretor Bruno Barreto representará o Brasil na disputa por uma vaga entre os indicados.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgará os indicados ao prêmio oficialmente no dia 22 de janeiro de 2009. A 81ª premiação do Oscar acontece no dia 22 de fevereiro de 2009 no teatro Kodak de Los Angeles.

Article Tags:
Article Categories:
AWARDS

Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.