Mundo Oscar 2009 | Um Coringa para o Oscar

Lembram quando nenhum filme de toga e sandália triunfava nos Oscars até GLADIADOR ser indicado a 12 e ganhar 5? Lembram quando nenhum filme de espada e feitiçaria tinha sido conjurado no Oscar até a TRILOGIA DO ANEL conquistar 17 de 30 indicações? Nenhum filme de Serial Killer disputou o prêmio máximo até O SILENCIO DOS INOCENTES chocar multidões e nenhum filme de crime havia vencido o Oscar de Melhor Filme até CONEXÃO FRANÇA…

Pois agora surge O CAVALEIRO DAS TREVAS, a maior oportunidade do cinema, em toda sua história, em premiar um filme adaptado do universo dos quadrinhos. Um filme que pode reescrever a atual corrida aos Oscars 2009 e que pode subverter alguns paradigmas, assim como Coringa o fez nas telas. Eis algumas possibilidades que estão pipocando na internet…

Melhor Ator Coadjuvante | Heath Ledger
Melhor Fotografia | Wally Pfister
Melhor Edição | Lee Smith
Melhor Trilha Musical | James Newton Howard & Hans Zimmer
Melhor Direção de Arte | Nathen Crowley
Melhor Maquiagem
Melhor Efeitos Visuais
Melhor Som
Melhor Edição de Som

O Coringa de Heath Ledger como encarnação definitiva da anarquia é um bom nod e, de fato o trabalho de som da fita é bem forte. São, afinal, bons palpites. Mas Efeitos Visuais não deve acontecer… Há muito tempo o branch deixou de considerar os efeitos utilizados nesse filme e a maquiagem pode encontrar problemas de elegibilidade pelos retoques e efeitos de pós-produção.

A Direção de Arte escorada na indicação de Nathan Crowely no BAFTA de 2005 parece improvável. Não há muitos sets construidos aqui e todo o material parece uniforme e pouco criativo. Já James Newton Howard e Hans Zimmer estão inelegiveis pela sua brilhante trilha musical de acordo com a regra 16-B da Academia que exige apenas um compositor por partitura.

A edição de Lee Smith e fotografia de Wally Pfister são certamente boas possibilidades. Ambas contribuem para o volume intenso da fita sem recair nos clichês atuais. É claro que tudo depende da recepção dos demais concorrentes, mas pela tempestade de excelentes críticas e bilheteria (O filme é o primeiro colocado no ranking do IMDB com 9,7) é bastante certo afirmar que O CAVALEIRO DAS TREVAS conquiste 5 indicações: Melhor Ator Coadjuvante, Fotografia, Edição, Som e Edição de Som.

Tanta euforia pode se tornar uma nuvem de fumaça, é claro. Mas como diz o ditado “Onde há fumaça, há fogo” e nas caldeiras do marketing da Warner Bros, quando seus anúncios FYC alicerçados na figura do Coringa figurarem nas diversas publicações, tenha certeza que haverá também um “Melhor Diretor” e um “Melhor Filme”. O Oscar já ousou esse ano em premiar a violência de ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ… Será que outro paradigma cairá?

O Coringa sorri muito…Afinal há motivo para ficar “tão sério”?

Article Tags:
Article Categories:
AWARDS

Comments

  • Heath Ledger deu um verdadeiro show

    fulano 25 de fevereiro de 2009 1:48 Responder
  • E tambem se preparem para BATMAN 3 THE RIDDLEcom todos os atores da franquia e com nada mais nada menos que *Johnny Depp *
    enterpretando o CHARADA!!!!

    Mauricio 10 de dezembro de 2008 10:45 Responder
  • Olha pra min esse foi um filme que tinha tudo para dar errado…mas quando me lembrei de BATMAN BEGINS levantei-me no cinema e aplaudi Heath Ledger de pé.Adoro todos seus filmes principalmente Nedy Kelly mas em CAVALHEIRO DAS TREVAS ele não atuou… ele Encarnou o CORINGA(Joker).Mas o filme foi muito bem feito,adorei tudo e mais um pouco, acho q esse filme entrara para a historia.Dificilmente um filme de quadrinhos conseguira fazer isso de novo.Batman 1 e 2 ja
    fazem parte da lista dos melhores filmes da historia.Hahahaha Hehehehe!!

    Mauricio 10 de dezembro de 2008 10:40 Responder
  • Todo fã de quadrinhos e cinema (embora não se possa comparar muito), ficou horrorisado com os antigos filmes de Batman…
    Até que veio o “Begins”, que realmente renasceu! Trazendo aí um Batman, sombrio, vingativo, menos fantasioso. Esse cara realmente intimidava os pilantras, larápios e afins… Tinha a cidade na mão.
    E então vem o Coringa e arrebenta com tudo, é o proprio caos..

    Demais o Heath Ledger.. Ele é o Coringa!!!!!!

    Edvan 17 de novembro de 2008 16:04 Responder
  • Não tem como…já ouço aquela frase…and the Oascar goes to…Heath Ledger!!

    Júlia 9 de setembro de 2008 19:08 Responder
  • eu acho que o site esta viajando na maionese nas perspectivas de agosto para o oscar.

    cd blindness? vcs duvidam da indicação de juliane moore?
    cogitam batmam para melhor filme? espera e, o filme é bom, mas duvido a indicação. ate harry potter que ja mudou de data de estreia ainda esta na lista…

    esperam e vejam, vcs sempre fazeem um estardalhaço em cima dos filmes que estreiam, como batmam.
    inté!

    afonso neto 19 de agosto de 2008 0:08 Responder
  • Assisti ao filme 4 vezes, e a cada vez que eu assisti percebi um novo detalhe, e interessante como a trama e rica em si, olha pelo menos ate agora e o melhor filme do ano. Mas o ano não acabou ……

    Naza 16 de agosto de 2008 21:58 Responder
  • Ou ator ou coadjuvante, Heath Ledger já é dono da estatueta, nunca se viu uma interpretação tao brilhante quanto a dele, na verdade eu nem reconheci o ator, para mim era realmente o Coringa, não o Coringa dos outro filmes, mais o Coringa que é o arc inimigo do Batman e que comanda toda a corja de bandidos que perseguem o morcego. Eu particularmente gosto muito do Balle como Batman, principalmente no papel de Bruce Waine que ele faz muito bem, talvez ele não seja um Homem Morcego muito bom, mais como Bruce ele é perfeito. Mais verdade seja dita o Coringa dominou o filme, mais não podemos esquecer das atuações do Comissário Gordom, do Duas Caras e também de Lucius Fox, Morgam é nota 10.

    Marcelo 14 de agosto de 2008 16:11 Responder
  • Luciano: De fato, alguns oscarbuzzers já estão prevendo isso como certo. O Spoiler Movies, nas previsões de agosto já terá perspectivas para Ledger como ator e ator coadjuvante

    Mauricio 13 de agosto de 2008 13:19 Responder
  • Vejo Heath Kedger concorrendo a MELHOR ATOR e não a ATOR COADJUVANTE. O ator é a alma do filme e merece destaque melhor ainda depois de uma das melhores atuações para o cinema de um ator que eu já vi (juntamente com Russel Crowe em Uma Mente Brilhante, Tom Hanks em Forrest Gump e Dustin Hoffman em Rain Man).

    Luciano 12 de agosto de 2008 22:06 Responder
  • Eu acredito na indicação de Heath Ledger para melhor ator coadjuvante interpretando o Coringa. Ele ficou fantástico no papel, até ouso dizer que
    ninguém o faria melhor!!

    Jully 3 de agosto de 2008 15:36 Responder
  • O melhor Filme ….
    ctz!
    se nao ganhar o oscar tenho a ctz de que na memoria de todos que assistirem ele ganhara todos esses .!

    aline 31 de julho de 2008 21:21 Responder
  • efeitos visuais?????????????
    fotografia????????????????
    trilha sonora??????????????
    acho que nao

    as outras categorias, sim!

    afonso neto 30 de julho de 2008 19:54 Responder
  • Eu aposto em todas essas…
    Heath Ledger deu um verdadeiro show na pele do coringa.. sarcasmo puro, a voz assustadora, insanidade clara… irei assistir novamente….

    Furusteka 30 de julho de 2008 5:08 Responder
  • Era isso que estava interessado em saber.
    É mesmo uma oportunidade única (e raríssima) para a AMPAS abraçar uma adaptação-blockbuster de HQ de super-herói em categorias além das técnicas.
    A Academia parece estar se abrindo a elementos fora de seu histórico ultimamente.

    Gustavo H.R. 22 de julho de 2008 1:42 Responder
  • Acredito que “Batman – O Cavaleiro das Trevas” receberá as seguintes indicações no Oscar 2009:

    Melhor Ator Coadjuvante | Heath Ledger
    Melhor Maquiagem
    Melhor Efeitos Visuais
    Melhor Som
    Melhor Edição de Som

    Com possibilidades de receber outra em Melhor Edição.

    Kamila 21 de julho de 2008 19:40 Responder
  • Pingback: Novo Batman quebra recordes na estréia « Blog do Vinícius

  • Mesmo não tendo visto o filme ainda, acho que todas essas indicações são bem possíveis sim, especialmente as técnicas – ainda tenho minhas dúvidas quanto ao Ledger (será que ele consegue ‘segurar’ esse tempo todo até uma indicação no começo de 2008?).

    Vinícius P. 20 de julho de 2008 16:02 Responder

Deixe uma resposta