AFI TOP10 – Ficção


“Às vezes, penso que estamos sozinhos no universo, e às vezes penso
que não. São ambas idéias incríveis”

Arthur C. Clarke

O instituto AFI define “Ficção”, o gênero de filmes que casa uma premissa científica ou tecnológica com especulação imaginativa. 50 ficções foram analisadas por um comitê de jornalistas (entre eles, Mauricio Silva Fº, do Spoiler Movies), por sua significância histórica, impacto cultural e reconhecimento de público e crítica. Eis o resultado:

1

2001 – UMA ÓDISSEIA NO ESPAÇO

Stanley Kubrick
1968

A genialidade de Stanley Kubrick em 2001: UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO não consiste no que ele mostra, mas sim no quanto é despojado. Esta é a obra de um artista tão sublimemente seguro que não inclui uma só tomada para manter nossa atenção. Ele reduz cada cena à sua essência e a deixa na tela o tempo suficiente para que a admiremos, para que ocupe nossa imaginação. 2001 é uma raridade entre os filmes de ficção, pois não está preocupado em nos excitar, mas inspirar reverencia.

2

STAR WARS

George Lucas
1977

O épico espacial de George Lucas estabeleceu colônias em nossa imaginação. Ele é tão bobo como um filme infantil, tão superficial quanto os seriados de sábado à tarde, tão batido quanto o milho do Kansas e… uma obra-prima. STAR WARS é um fenomêno. Um filme para sempre…

3

ET – O EXTRATERRESTRE

Steven Spielberg
1982

0 feioso, mas encantador extra-terrestre que desembarca na terra enfeitiçou platéias, que transformaram o filme numa das maiores bilheterias de todos os tempos. Não sem motivos. Era impossível resistir à história de um ser vindo de outro planeta que se perde de sua caravana e se apega a uma família americana que tenta, de todas as maneiras, livrá-lo de pesquisadores sem escrúpulos

4

LARANJA MECÂNICA

Stanley Kubrick
1971

LARANJA MECÂNICA é uma escolha que pode levantar dúvidas e levar a questões da mais diversa índole. É um filme de antecipação, centrado nas aventuras de um jovem cujas principais inclinações são a violência, a violação e Beethoven. E é também um clássico.

5

O DIA EM QUE A TERRA PAROU

Robert Wise
1951

Vamos voltar aos primórdios da ficção científica. Vamos nos lembrar de filmes em preto e branco, trilhas instrumentais de filmes de terror, gritos aterrorizados de mulheres indefesas… Eram bons tempos. Velhos tempos que levaram consigo preciosidades como O DIA EM QUE A TERRA PAROU

6

BLADE RUNNER

Ridley Scott
1982

BLADE RUNNER é um dos filmes cult da década de 1980, mesclando policial noir e ficção-científica na Los Angeles de 2019. BLADE RUNNER é um filme de caçada humana, onde, de certo modo, todos buscam algo: O protagonista busca encontrar os replicantes; mas percebemos também que ele busca a si próprio. E persegue o amor também, que está imerso na busca de sua identidade inexistente. E os replicantes Nexus 6 buscam desesperadamente ter mais tempo de vida. Uma pequena odisséia de homens e mulheres, humanos e pós-humanos, em busca da sua identidade perdida.

7

ALIEN – O 8º PASSAGEIRO

Ridley Scott
1950

No nivel mais fundamental, ALIEN é um filme sobre coisas que podem surgir das trevas e matar. Muitos filmes seguiram as pegadas dele, mas nenhum abalou os espectadores com uma intensidade tão sombria e assustadora

8

O EXTERMINADOR DO FUTURO 2

James Cameron
1991

Visivelmente mais caro do que o original, mas igualmente criativo e inventivo. O EXTERMINADOR DO FUTURO 2 repete o sucesso comercial ao narrar a aventura de dois robôs que são enviados ao ano de 1991 para encontrar o garoto John Connor, que no futuro será o líder na guerra dos humanos contra as máquinas.

9

VAMPIRO DE ALMAS

Don Siegel
1956

O primeiro alerta de que os extraterrestres estavam no meio de nós foi dado por VAMPIRO DE ALMAS. A platéia gelava de medo quando o ator Kevin Mccarthy ameaçava: “Você é o próximo!”, enquanto uma cidade americana era invadida por alienígenas que saíam de vagens e pareciam dispostos a tudo para destruir a humanidade.

10

DE VOLTA PARA O FUTURO

Robert Zemeckis
1985

Quando pensaram em juntar um cientista maluco, um jovem aspirante a “lenda do rock” e uma máquina do tempo, era difícil prever o sucesso que essa idéia alcançaria… Mas DE VOLTA PARA O FUTURO se tornou um dos principais marcos da ficção científica dos anos 80, um daqueles clássicos da Sessão da Tarde que faziam valer a pena passar algumas horas sentadinhos no sofá.

Article Tags:
Article Categories:
RANKINGS

Comments

  • Sem dúvida essa foi a lista mais satisfatória entre todos os gêneros. “2001” é um excelente filme e grande clássico da história do cinema. Prefiro ligeiramente “E.T. – O Extraterrestre”, mas ambos estão no meu top 10 de melhores filmes de todos os tempos. Muito bom ver também “O Exterminador do Futuro 2″, uma ficção quase sempre esquecida…

    Vinícius P. 24 de junho de 2008 17:23 Responder
  • A lista mais perfeita de todas, até agora.

    Kamila 23 de junho de 2008 21:53 Responder

Deixe uma resposta