A Repercussão dos Alfreds

Em janeiro, os 50 membros da Sociedade dos Blogueiros Cinéfilos concederam à ZODÍACO, oito indicações ao Blog de Ouro. Agora, os 56 membros da Liga dos Blogs Cinematográficos concedeu à ZODÍACO, nove indicações ao Alfred: Melhor Filme, Diretor (David Fincher), Ator (Mark Ruffalo), Ator Coadjuvante (Robert Downey Jr.), Roteiro Adaptado, Elenco, Direção de Arte, Fotografia e Edição.

Em tese torna-se o favoríto na disputa, digo em tese, porque assim como no Blog de Ouro, onde ZODÍACO perdeu os prêmios principais para CARTAS DE IWO JIMA (No Alfred com 3 indicações: Diretor, Fotografia e Som); Aqui a fita de David Fincher deve perder para ou MEDOS PRIVADOS EM LUGARES PÚBLICOS ou MARIA. Ambos com 7 indicações, inclusive Melhor Filme e Melhor Diretor.

A Liga com “staff” em São Paulo e Rio de Janeiro, têm um perfil mais cult, mais alternativo. A lista desse ano comprova isso: Houveram franceses (MEDOS PRIVADOS, EM PARIS, PIAF), belgas (LADY CHATERLEY), coreanos (O HOSPEDEIRO), chineses (EM BUSCA DA VIDA), alemães (A VIDA DOS OUTROS) e, naturalmente, filmes nacionais. A indicação de JOGO DE CENA para melhor Filme é surpreendente. Mais surpreendente ainda porque é quase orfã. Não concorre em direção, não concorre com atrizes ou elenco, nem com roteiro. A liga decidiu que o filme se fez sozinho e a fita de Eduardo Coutinho concorre, além de filme apenas em Edição. Outros nacionais foram citados também: TROPA DE ELITE (Ator/Edição), O CHEIRO DO RALO (Ator) e CÃO SEM DONO (Roteiro).

MEDOS PRIVADOS EM LUGARES PÚBLICOS é o filme a ser batido no prêmio. Em 5 anos de existência, é o filme mais bem avaliado pela liga com nota 87. Perde somente para MARCAS DA VIOLÊNCIA (91). MARIA também têm chances. Dono de um buzz que corre desde janeiro do ano passado, o filme de Abel Ferrara pode surpreender.

Outro filme bem cotado, mas inesperadamente fora dos prêmios principais é DONOS DA NOITE. Um perigoso adversário nas categorias de interpretação e roteiro. Outra surpresa (grata) é IMPÉRIO DOS SONHOS. David Lynch é um artista díficil. Incluí-lo na disputa de Melhor Filme é uma atitude bem ousada.

Os indicados ao Alfred, confirma em tese o que se vê no Oscar desse ano. Uma temporada extremamente forte. Paralelo ao 80º Oscar, o Alfred vê na disputa da sua quinta edição, a melhor safra de toda a sua história. Sem dúvida, um deleite para os olhos

Article Tags:
Article Categories:
AWARDS

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.