A Repercursão dos Indies

Hoje foi dia da Academia dos Indies se manifestar e consolidar alguns filmes na corrida pelo Oscar (Assim como derrubar as pré-candidaturas de outros). E comparando-se os Indie Spirit Best Feature winners dos últimos 10 anos com suas respectivas indicações ao Oscar uma coisa fica bem clara: O Oscar sempre considera os principais indie-contenders como fortes candidatos na disputa da melhor filme, roteiro e/ou interpretações:

2007 – Pequena Miss Sunshine (4 Indie wins, 4 Oscar noms, 2 wins)
2006 – Brokeback Mountain (2 Indie wins, 8 Oscar noms, 3 wins)
2005 – Sideways (6 Indie wins, 5 Oscar noms, 1 win)
2004 – Encontros e Desencontros (4 Indie wins, 4 Oscar noms, 1 win)
2003 – Longe do Paraíso (5 Indie wins, 4 Oscar noms)
2002 – Amnésia (4 Indie wins, 2 Oscar noms)
2001 – You Can Count on Me (2 Indie wins, 2 Oscar noms)
2000 – Eleição (3 Indie wins, 1 Oscar nom)
1999 – Deuses e Montros (3 Indie wins, 3 Oscar noms, 1 win)
1998 – The Apostle (3 Indie wins, 1 Oscar nom)

O líder de indicações esse ano é I´M NOT THERE. O caminho para Blanchett, em quem todos já apostavam, está pavimentado, mas a inclusão de Marcus Carl Franklin, é uma grata surpresa. E olha que o Spirit raramente indica crianças…O filme ainda foi indicado para filme, roteiro e elenco.

JUNO correspondeu as espectativas e emplacou 4 categorias: Filme, Diretor, Atriz (Ellen Page) e Roteiro de Estréia. São justamente as quatro indicações que se espera do filme no Oscar, repetindo a performance de PEQUENA MISS SUNSHINE, ano passado.

O ESCAFANDRO E A BORBOLETA emplacou as finais de filme, diretor, roteiro e fotografia, mas Mathieu Amalric ficou de fora. O ator vinha pelas beiradas e agora precisa de muito apoio dos críticos para empalcar uma indicação. É o mesmo caso de THE SAVAGES que viu ambos seus protagonistas fora da disputa de ator e atriz.

Por outro lado é curioso ver LUST CAUTION entre os melhores atores e atrizes, será que isso influencia algo na performance dele para o Oscar? Sidney Lumet ficou de fora entre os diretores e praticamente encerrou suas possibilidades de indicação. Mas seu filme emplacou Marisa Tomei entre as coadjuvantes e o roteiro, algo que deve se repetir no Oscar.

Angelina Jolie alimenta suas chances entre as atrizes e PARANOID PARK emplacou duas indicações: Filme e Diretor. Outra grata surpresa que pode dar trabalho se o estúdio vender bem o filme. Os vencedores serão anunciados com uma festa na praia de Santa Monica no dia 23 de fevereiro, um dia antes dos Oscars. É claro que é de propósito.

Article Tags:
Article Categories:
AWARDS

Comments

  • Essa indicação para o garoto de “I’m Not There” foi uma grande surpresa mesmo, aliás acho que o filme vem mais forte do que muitos previam – assim como “Lust, Caution”. Tomara que a Angelina Jolie vença esse prêmio e seja indicada ao Oscar…

    Vinícius P. 28 de novembro de 2007 21:14 Responder

Deixe uma resposta